Guaratinguetá incrementa a África em seu conteúdo curricular

Em palestra para professores e coordenadores pedagógicos, o Prof. Dr. Odair Marques da Silva enfatizou a riqueza que a ampliação do repertório cultural sobre o continente africano representa ao cotidiano vivencial dos estudantes. Este encontro realizou-se no Auditório da SME, em agosto/2023  

Em depoimento, os presentes explicitaram vários momentos nas escolas que demonstram a ampliação da qualidade nos processos de ensino-aprendizagem e várias formulações inovadoras nos seus planos de aula, por onde os docentes perceberam a elevação de autoestima e autoconhecimento nos estudantes, além da tendência ao adensamento em relação à curiosidade sobre a história da cidade, do Brasil e da humanidade, constatando nas leituras o pertencimento enquanto nova referência à permanência no ambiente escolar. 

Também apresentam que é uma temática complexa, pois implica em abordar questões sobre o preconceito e o racismo. Neste sentido, a secretaria de educação de Guaratinguetá está desenvolvendo um projeto pedagógico específico, evoluindo da aplicação em escolas piloto, para a abrangência em toda a rede municipal, como comenta o coordenador de relações étnico-raciais da rede, Prof. Felipe Nogueira. 

Há que se registrar nossa gratidão à Profa Elisabeth Sampaio, Secretária Municipal de Educação, e ao Sr. Marcus Soliva, Prefeito Municipal, por proporcionarem tão propositivo evento reflexivo sobre esta temática, sensível ao atual cenário internacional. Neste quesito frisa-se registrar a implementação no município da Lei 5338/2022, que versa sobre o combate ao racismo e ao preconceito racial, doutra iniciativa a realização da 1ª Conferência de Educação Antirracista, também realizada em 2022, tornando o município um dos pioneiros na modalidade de vincular uma inovação legislativa nesta temática aos projetos educacionais da rede municipal.  

Deixe um comentário