Dia 31 de julho se celebram o “Dia da Mulher Africana” em muitos países do continente.
Nestes tempos de olimpíadas, em que mulheres brasileiras se destacam em inúmeros esportes, entre elas as medalhistas Rebeca Andrade e Rayssa Leal, se perfaz uma importante referência para conhecermos lideranças femininas em países da África.
Uma das organizações que investem na valorização do papel da mulher em África, realizando cursos, seminários, congressos e atividades de formação de novas lideranças e mesmo subsidiando-as em seus projetos se apresenta através da Organização Pan-Africana de mulheres, e muitas de suas atividades se permite pesquisar em seu site.
A Agência Angola Press desenvolve uma matéria que celebra esta data e as novas lideranças. Nesta matéria, se elencam algumas expoentes:
Wangari Maathai, ambientalista, Quênia (foto acima)
Ellen Johnson, Presidente da Libéria
Joyce Banda, Presidente do Malawi
Leymah Gbowee, Liberia
Nadine Gordimer, escritora, África do Sul
Samia Suluhu Hassan, Presidente da Tanzânia
Sahle-Work Zewde, Presidente da Etiópia
Maria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira Bragança Sambo, Angola, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação
Fonte de pesquisa:
httpsss://www.angop.ao/noticias/sociedade/mulheres-africanas-lideres-no-continente/
Crédito de imagem: httpsss://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com/2021/02/wangari-maathai-nobel-da-paz-2004.html
Excelente iniciativa. Excelente projeto. Existe muitas lideranças no anonimato que lutam pra desenvolver e concretizar seus projetos.